quinta-feira, 12 de maio de 2011

Projeto “Ginga Futebol Clube”


O Movimento Ginga de Limeira está com um importante projeto social em andamento. Trata-se do Ginga F.C., um projeto educativo por meio do futebol.


Atualmente o projeto atende 150 meninos entre cinco e dezesseis anos. O projeto é desenvolvido por uma equipe composta por um profissional da Educação Física, um Treinador Profissional e um Auxiliar Técnico, liderança comunitária do bairro onde o projeto está sendo desenvolvido (Morro Branco).


Para melhorar o atendimento das crianças e de suas famílias, o Movimento Ginga está em busca de parcerias com o setor público e privado.

Os interessados em fazer parceria com o Movimento Ginga entre em contato conosco.


Email: gingalimeira@gmail.com ou ieglimeira@gmail.com

O ESPORTE COMO INCLUSÇAO SOCIAL

Vivemos em uma sociedade complexa onde a família encontra-se sem condições de educar adequadamente seus filhos, onde a socialização primária não existe, toda sociedade se encontra mergulha numa profunda crise de valores sociais.

O esporte em conjunto com a educação tem o objetivo de canalizar de forma positiva os valores sociais, morais e éticos do indivíduo. Portanto os valores do esporte não devem ficar apenas dentro das escolas ou dos clubes, nas brincadeiras, mas irem além. Assim cabe ao professor de Educação Física criar condições para que o esporte seja assumido como um valor de referência na inclusão e no bem-estar, de crianças e jovens.

Não há dúvidas de que o esporte é um fenômeno sócio-cultural de grande relevância em nossa sociedade; cada vez mais, diferentes grupos sociais praticam esporte, nos parques, nas ruas, como forma de lazer, distração e integração. Tal é a sua importância, enquanto fenômeno social e cultural que o esporte hoje é praticado no mundo todo
Para o Ministério dos Esportes (2004, p. 9), a pedagogia é reflexão sobre todo o contexto que envolve a ação educativa, coadunando numa efetiva prática de intervenção.

Uma intervenção comprometida, intencional, dirigida, organizada e ciente de suas responsabilidades educacionais. A educação visa fundamentalmente preparar o homem (crianças, jovens e adultos) para a vida, construindo o seu tempo e o seu lugar no mundo, procurando "inculcar os valores vigentes, o modo de viver do grupo, seu sistema de crenças e convicções, seu saber e suas técnicas, bem como, de sua perspectiva libertária, assegurar o pleno exercício da cidadania".

Podemos perceber que no esporte, assim como na educação em geral, o desenvolvimento dos valores (sociais, morais e éticos) também se faz importante e necessário quando o que está em jogo é a formação humana. Numa época de profundas mudanças, em que há um pluralismo de idéias e de culturas, as crianças e os jovens carecem de que direção tomar, o futebol é um modelo de esporte que respeita a sua identidade, suas diferenças e seus limites, ele constrói valores, tais como: responsabilidade, respeito ao próximo, respeito às regras, desenvolve a personalidade, a tolerância, a integração e convivência. Em suma, o esporte torna o individuo pensante, autônomo, criativo e crítico.

Os motivos que levam crianças e adolescentes a praticarem uma determinada atividade física e desportiva são muitos e a sociabilidade pode estar associada a esta escolha. A necessidade de pertencer a um grupo é muito forte na adolescência e isto pode ser um dos fatores primordiais para os jovens se envolverem com o esporte.

O futebol é um esporte coletivo sendo praticado atualmente no mundo, no Brasil é o esporte mais popular, atinge todas as classes sociais.